Site Overlay

Quarto Montessoriano

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje vou voltar com a nossa série de temas mais práticos e não tão teóricos, com dicas aplicáveis na vida de vocês. Nós já demos algumas ideias aqui no Blog sobre iluminação, planejamento de cozinhas, projetos de Home Office, como escolher um terreno, entre outras dicas bacanas. Hoje vou falar sobre quartos infantis, mais precisamente sobre um estilo chamado Montessoriano.

Para quem não conhece Maria Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga italiana. Ela é conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora. Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. E como aplicamos esse método na decoração? Simples! Como a criança é o centro da técnica montessoriana, o quarto reflete esse mesmo processo. Ou seja, com móveis e utensílios na altura dos olhos deles, facilitando a evolução e independência dos mesmos.

Projeto RK Arquitetos. Apartamento CF – Curitiba. Foto: Rodrigo Ramirez

Por isso neste estilo escolhemos camas mais baixas, até mesmo colocadas direto no chão, para facilitar a entrada e saída das crianças e estimular a autonomia. Mesmo processo se aplica para livros e brinquedos, o ideal é que estejam todos na altura de seus olhos e suas mãozinhas,  assim ela pode escolher seu lazer sem precisar pedir permissão aos pais a todo o momento.

Projeto RK Arquitetos. Apartamento CF – Curitiba. Foto: Rodrigo Ramirez

Armários baixos com nichos abertos também são excelentes opções, pois estimulam a organização desde cedo, dessa maneira eles mesmos conseguem guardar e enxergar seus objetos. Outra boa dica é uso do espelho, mas em ambientes diurnos, nunca ao lado da cama ou perto de áreas de descanso, o ideal é colocar paralelo à tapetes de atividades e áreas em que o bebê ou a criança possa se mover livremente. Os espelhos permitem à criança formar um conceito de si mesmo e se conhecer como ser individual, distinto de sua mãe. Assim como também estimulam o movimento.

Projeto: Gabriela Marques. Fonte: https://www.gabrielamarques.com/work

Nesta opção de decoração, normalmente utilizamos ambientes mais coloridos, mas ela também pode se encaixar com projetos mais minimalistas e clean, com poucas cores ou informações, apenas utilizando estes artifícios de abaixar todo o mobiliário e considerar a escala da criança na hora do projeto.

E aí? Gostaram do tema? Se quiserem mais dicas práticas, podem sugerir temas nos comentários abaixo que escrevemos sobre!

Um beijo!

Cami

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *