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Lovemark: Marcas que apaixonam

Projeto Arthur Casas, Gastrobar, texto Mariana Vaz
Figura 1: Toro Gastrobar. Projeto de Arthur Casas. Fotografia: Leonardo Finotti.

Há um restaurante que eu frequento em Curitiba, que de algum modo eu sempre admirei muito e ouso dizer que me tornei uma cliente fiel logo na primeira visita. É uma marca pioneira em seu tipo de serviço, apresenta um ambiente descomplicado e uma comida saborosa. Lembro que o fator determinante para eu me apaixonar pela marca, foi definitivamente a arquitetura de interiores do local, eu me senti pertencente aquele espaço logo na primeira vez que eu entrei. Eu sabia que tinha que voltar naquele lugar! Você já se sentiu dessa maneira em alguma loja/restaurante?

Por muito tempo eu me perguntei por que eu gosto tanto dessa empresa, mas foi somente quando eu passei a estudar sobre arquitetura comercial/retail design, que eu descobri o porquê!

De uns tempos para cá o modo em que o cliente é tratado tem mudado, e muito. Grandes empresas estão conquistando clientes leais, ao invés de somente venderem o maior número de produtos possível. Existe um termo para esse conceito de unir o cliente à marca, se chama ‘Lovemark’.

Texto Mariana Vaz, Aesop, projeto Japão
Figura 2: Loja Aesop, Sapporo, Japão.. Projeto: Escritório Japonês CASE-REAL. Fotografia: Takumi Ota

Mas o que é Lovemark?

Este nome surgiu através de Kevin Roberts, que publicou seu livro “Lovemarks: O futuro além das marcas” em 2005. Ele mesmo disse, na época, que as pessoas o acharam louco. Mas hoje, vivendo entre tantas marcas que adotaram esse conceito, me parece essencial para a criação de uma marca.

Lovemark é uma abordagem diferenciada dentro do marketing moderno, a qual envolve um vínculo afetivo entre a marca e o cliente. Segundo Kevin esse conceito se baseia no respeito pela marca, que está diretamente ligada ao amor. É sobre tratar os seus clientes de forma que eles se tornem seus aliados. É sobre ter clientes que adoram sua marca, é sobre ser tratado de maneira especial.

Este é um conceito que vem ganhando cada vez mais força no mercado atual. Nós consumidores não queremos apenas comprar algo ou ir fazer uma simples refeição em um sábado à noite, mas queremos viver toda uma experiência, e é esta ‘experiência’ que nos faz voltar para este lugar, nos tornando clientes fiéis. Isto é Lovemark. Tenho certeza que você gosta muito de alguma marca ou frequenta algum restaurante com frequência, e pode ser que eles estejam aplicando esse conceito! Me conta nos comentários qual loja/restaurante que você adora frequentar! Eu amo algumas, e para mim é claro que tem muito a ver com todo o posicionamento da marca.

Mas o que Lovemark que a ver com Arquitetura e Interiores? Tudo!!

Criar uma marca envolve desde o produto em si, a identidade visual da marca, o projeto de interiores e arquitetônico, o marketing aplicado, a disposição dos produtos, o atendimento da loja. Tudo isso atrelado ao conceito da marca.

Dentro de um projeto arquitetônico e interiores de um espaço comercial, existem várias técnicas e abordagens diferentes que podem ser desenvolvidas para uma marca conquistar o sucesso e status de Lovemark.  A atmosfera de uma loja é uma ferramenta poderosa de marketing, a espacialidade, iluminação, aroma, temperatura, ambientação, fazem parte da experiência da compra. A aplicação dessas ferramentas em uma loja/restaurante tem o poder de influenciar o cliente antes, durante e depois de uma compra ou refeição.

Existem algumas marcas que se conectam com seu público-alvo de maneira certeira. No nosso escritório trabalhamos com algumas Lovemarks. E acredito que um exemplo excelente de Lovemark dentro dos projetos do escritório, é a Sicredi. Essa empresa possui uma abordagem ao cliente que nós admiramos muito. Pode notar que enquanto os grandes bancos estão fechando suas agências, a Sicredi está abrindo várias. E tem uma justificativa muito interessante. A cooperativa tem como objetivo tratar seus clientes de maneira especial e personalizada, eles dão prioridade para a loja física e o contato direto entre gerente e cliente. Dentro da agência, o espaço é projetado cuidadosamente para que o cliente se sinta relacionado com o espaço. Para chegar no caixa da cooperativa existe todo um percurso, onde você passa por áreas de estar e uma cafeteria, por exemplo. O objetivo é aproximar as pessoas e abraçar o coletivo, pois ao se associar a cooperativa, você passa a também ser dono da Sicredi. Quando eu penso em Lovemark, muito me lembra esta empresa que possui um posicionamento humano, que cria laços e aliados que crescem juntos com a Sicredi.

Projeto RK Arquitetos, texto Mariana Vaz, Sicredi Campos Gerais
Figura 3: Imagem Sicredi Ponta Grossa. Fotografia: Rodrigo Ramirez

E aí? Já sabe de algum lugar que você gosta muito e que acredita que é uma Lovemark? Conta aqui para mim nos comentários!!!

Até a próxima!

Beijos,

Mari.

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