Olá pessoal! Tudo bem?
Certa vez eu ouvi falar que um bom projeto se torna um excelente projeto quando se tem um estudo de iluminação. E faço estas as minhas palavras também. A iluminação é essencial em qualquer projeto, seja de interiores, arquitetônico, residencial ou comercial. E além de ser um fator básico em qualquer projeto (todos precisamos de luz à noite) a iluminação pode trazer benefícios para o seu dia-a-dia.
Ao pensar em iluminar uma sala de estar, você logo pensa em uma luz central certo? Que ilumina o espaço todo… E na sala de jantar pensa em um lustre, correto? Pois bem, é o óbvio, né? Mas gostaria de dizer que existem muitas outras maneiras diferentes de iluminar esses dois ambientes, especialmente a sala de estar. Através do nosso trabalho nos especializamos diariamente, sempre em busca de novas tendências, descobrindo novas técnicas de iluminação que podem ajudar muito os nossos clientes. Ao nos contratar, passamos todos os nossos conhecimentos para o seu projeto luminotécnico, que aliado aos interiores/arquitetônico fica espetacular!
Hoje gostaria de mostrar na prática, com algumas referências, soluções de iluminação que fazem toda a diferença nos projetos! Depois me conta quais dessas você já conhecia e se alguma delas te surpreendeu!
Começando com esse projeto que tem duas soluções bem interessantes, o uso de tela tensionada iluminada e iluminação através do abajur e da fita de led na junção entre a parede e o forro. Note que a luz é toda indireta, onde está a iluminação central? Não tem, e não senti falta também. A tela tensionada nada mais é que uma tela em tecido com iluminação atrás, uma solução muito boa por ser uma iluminação artificial que muito lembra a natural.
A iluminação frontal e indireta em espelhos é ideal para diversos tipos de situações, tais como: salão de beleza, banheiro residencial, provador de roupas… Ideal para todos os espelhos que tem como objetivo você se olhar enquanto faz algo, seja uma maquiagem ou a prova de uma roupa. Ele deixa a luz uniforme e é a opção ideal para esses tipos de situações.
Trouxe esse projeto para mostrar como a utilização de luz direta complementou este ambiente. Vejam como a curvatura da luz encaixou perfeitamente na marcenaria desta Vinoteca. Eu particularmente gosto muito de spot e de utilizar lâmpadas dicróicas ou ar70 e utilizar sempre iluminação em tom quente. Apesar de muitos acharem que a luz branca ilumina mais, isso é um mito. A iluminação amarelada tem um alto índice de reprodução de cor, já a luz branca (indicada somente para alguns tipos de ambientes comerciais) não reproduz bem as cores.
Anexei aqui esses dois projetos distintos para falar um pouco mais sobre luz amarelada. Vejam como seria reconfortante sentar no sofá dessa sala de estar, ou deitar nesta cama para assistir uma tv ou ler um livro. A utilização de iluminação amarelada, especialmente ela sendo indireta traz benefícios para a nossa vida. Para isso gostaria de explicar um pouco sobre a luz do sol e suas tonalidades. Você já observou que a luz do sol varia durante o dia? Claro que podemos logo pensar no nascer e no pôr do sol, mas já parou para pensar na diferença de tom da luz do sol de manhã e no fim da tarde? Se não, utilize um dia ensolarado para observar hora a hora as tonalidades de luz que recebemos do nosso sol. De manhã a luz é mais branca, e no fim da tarde a luz é mais amarela. A luz branca nos desperta. A luz amarela faz com que o nosso corpo entenda que é hora de começar a descansar porque o dia está acabando. Essa é mais uma razão para utilizarmos a iluminação amarelada em projetos residenciais. O momento em que precisamos acender a luz é a partir do fim da tarde, é após um dia de trabalho, é em um momento em que temos que começar a descansar. Interessante, né? Logo, nada mais aconchegante que estar em sua casa com uma iluminação adequada para você relaxar.
Pessoal, nossa missão como arquitetos é trazer sempre as melhores soluções para nossos clientes. É passar os nossos conhecimentos para frente, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida das famílias e empresas que nos contrataram. Sobre iluminação há muito para dizer, mas acho que consegui deixar um pouco do que eu penso sobre o assunto aqui. Iluminação é fundamental nas nossas vidas e pode sim te deixar muito mais feliz quando é adequada.
Gostaria de voltar rapidamente para a primeira frase desse texto de hoje:
“… um bom projeto se torna um excelente projeto quando se tem um estudo de iluminação.”
Digamos que foi feito um projeto de interiores maravilhoso, se a iluminação não fizer parte ele não estará nos 100%. Eu diria que estaria em uns 70%. Mas um projeto de interiores mais ou menos, com uma boa iluminação pensada criando um conjunto, consegue se tornar um projeto incrível! Imagina um projeto de interiores ótimo + um projeto de luminotécnico ótimo também? É sucesso!!
Um beijo e até a próxima,
Mariana Vaz de Oliveira