Site Overlay

Estilos de Decoração

Nós nos orgulhamos bastante de saber caminhar por estilos diversos e criar projetos coesos, todos baseados em muito estudo, porque definir cores, materiais e elementos certeiros dentro de uma vasta cartela que temos à disposição, não é fácil. Por isso nas primeiras reuniões com os clientes, antes mesmo de iniciar o projeto, nós batemos um papo mais a fundo e selecionamos algumas imagens de exemplos a fim de captar o estilo de vida e gostos de cada um e poder, assim, propor um primeiro estudo mais acertado. Para facilitar sua escolha, caso opte por não contratar um arquiteto, nós aconselhamos que estude o estilo que gosta antes de executar, pois quando o assunto é decorar a casa, nós vemos muitas dúvidas em nossos clientes e isso causa uma certa confusão na hora de escolher um caminho a seguir. Portanto, para ajudar, vamos dividir com vocês algumas dicas e explicar alguns estilos de decoração. Bons estudos!

Estilo Clássico

O primeiro não poderia ser outro, se não o Clássico. Marcado por linhas elegantes, essa decoração teve origem na arquitetura romana e grega. Os traços clássicos são marcantes e pedem ambientes mais amplos e altos. Isto é fundamental, já que é necessário ter bastante espaço para receber o mobiliário e as peças sofisticadas e igualmente grandes que o estilo pede. Quando não temos este espaço ideal, mas o cliente ainda assim prefere seguir este estilo, apostamos na unidade das cores e materiais, conseguindo suavizar o tamanho das peças e a quantidade de informação que este estilo pede. Um exemplo é esta sala que revestimos com molduras francesas, chamadas Boiseries, executadas com roda-meio de poliestireno, todas pintadas na cor cinza, acompanhando o tecido do sofá, do tapete e das paredes.

Estilo Noir

Se você gosta de decoração básica, vai se identificar muito com a decoração Noir. O conceito se baseia principalmente no preto, que traz um efeito elegante e sofisticado em qualquer ambiente. Não é uma regra, mas a junção do branco e do preto dá uma suavizada no aspecto ‘escuro’ da decoração Noir. A sobriedade e o ar contemporâneo marcam o estilo, por isso adotamos este caminho para o nosso escritório.

Estilo Industrial

A ideia surgiu na selva de pedra norte-americana — Nova York —, entre as décadas de 1950 e 1970. Os espaços industriais amplos, repletos de tubulações aparentes, madeira, metal e muito concreto, deram lugar a lares improvisados. Na época, esses estúdios e galpões foram se transformando, aos poucos, em lofts e apartamentos de improviso, criando um estilo único, dispensando paredes acabadas e produzindo ambientes integrados.

Mas é bom ter cuidado ao incluir esse estilo de decoração, porque não é só deixar as paredes sem pintura e com os tijolos aparentes. O ar industrial também está nos detalhes — móveis e acessórios —, que precisam ficar em harmonia com o restante do ambiente. Se isso não acontece, a sensação de excesso deixa um ar de desleixo, e não industrial, como deve ser. Nós adotamos este estilo em uma Mostra realizada na loja Inove, com uma estante de ferro vazada, desenhada por nós, dessa maneira a parede de cimento queimado atrás ficou aparente.

Estilo Contemporâneo

Para quem gosta de ambientes mais modernos, a decoração contemporânea agrada bastante. Essa tendência surgiu mais ou menos na segunda metade do século XX e permanece forte até hoje, com espaços simples, diretos e funcionais, só não tão despidos como o estilo minimalista. Ele utiliza bastante textura e cores, apesar das linhas suaves e de elementos neutros, como a luminosidade, que é um fator importante para o estilo, você pode destacar também, no ambiente o cinza e o branco. As cores mais fortes, como amarelo ou o azul, no caso do nosso projeto abaixo, ficam nas aplicações dos detalhes, somente para quebrar a sobriedade do espaço neutralizado pelas cores mais impessoais presentes nas superfícies e materiais, como os painéis de madeira Carvalho que usamos para revestir toda a sala, contrapondo com os planos lisos de Mármore Paraná.

Estilo Americano

Uma das principais características do estilo americano de decorar é a funcionalidade, além do conforto e a preocupação de manter lugares abertos, valorizando a entrada de luz. Todos os cômodos são importantes, mas o destaque fica principalmente para a cozinha. A madeira também possui um papel muito importante na decoração de estilo americano, tendo grande destaque no piso e nos móveis. Para este projeto abaixo, nós escolhemos um porcelanato que imita madeira, para não fugir do tema e não perder a funcionalidade, por ser um ambiente úmido. Os acabamentos são muito importantes neste estilo: as molduras nos armários, os puxadores diferenciados e algum detalhe surpresa, como definimos nesta cozinha, a madeira interna nos armários superiores, que aparece pelas portas de vidro e brilha como destaque na cozinha.

Estilo Rústico

Muito presente na decoração, o estilo rústico é o estilo cômodo, casual e com a cara da natureza. Madeira, pedras, plantas, um estilo muito presente e relacionado com a vida no campo, que embora seja este seu habitat natural, nos permite recriá-lo em qualquer ambiente. Para compor este estilo em espaços enxutos como apartamentos, é necessária uma escolha inteligente de materiais, como boas opções consideramos o couro, cimento queimado e muita madeira, para cumprir com o papel de aconchegar e oferecer calor. Os tijolos também são elementos muito marcantes e presentes neste estilo, mas não é preciso transformar seu apartamento urbano em uma casa de fazenda. Os materiais mais pesados visualmente podem ser aplicados em detalhes, como nesse projeto abaixo, no qual desenhamos uma porta de correr estilo ‘barn door’ toda em madeira, com roldanas aparentes, na frente de um plano liso de tijolinhos na cor branca para suavizar a quantidade de madeira do ambiente.

Para finalizar o toque rústico os objetos decorativos também são muito importantes e não necessariamente devem ser de madeira. Outros materiais podem representar a força do tempo e da natureza, como por exemplo os tecidos naturais como linho, o xadrez e materiais como a ráfia e o junco.

E aí, qual estilo vocês gostam mais? Conta pra gente aqui nos comentários! E se tiverem alguma dúvida, podem escrever aqui embaixo também, que ajudaremos com prazer!

Um beijo,

Cami

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *