Bom dia pessoal, tudo bem?
Espero que estejam todos se cuidando nesse momento de quarentena.
Não sei vocês, mas eu ando vendo muitas pessoas reformando e redecorando a casa. Acredito que seja um efeito colateral normal de passar mais tempo em casa, e começar a se incomodar com coisas que antes passavam batidas. Aquele móvel que não conversa mais com a decoração, aquela cor na parede que podia mudar, entre outras coisas. Dentro desse assunto, vi que algumas pessoas tem plantinhas, mas não sabem o que fazer para integrá-las a sua decoração de uma forma mais harmônica e funcional.
Aqui no nosso blog já temos um texto de base p/ esse assunto, chamado Urban Jungle. Lá a Camila deu várias ideias de plantas que vocês podem usar! Inspirado nisso, eu venho dar dicas de decoração com essas plantas, para ajudar os que estão perdidos com as que já tem e com os que querem iniciar essa vida de mais contato com a natureza.
Atualmente, temos cada vez menos espaço nos nossos lares, por diversos motivos… O principal deles é a vida em apartamentos! Porém, muitas empresas já desenvolveram soluções para alguns destes problemas, e algumas delas você pode até se inspirar para fazer sozinho (a) – o famoso DIY = Do It Youself, ou Faça Você Mesmo!.
Os principais materiais que são utilizados para decoração e mobiliário envolvendo plantas são:
– Bambu;
– Madeira;
– Ferro;
– Derivados de plástico (PVC, etc);
Entre outros elementos que podem ser utilizados! Tem profissionais que, a pedido dos clientes, já incorporam as floreiras e jardins verticais aos projetos de decoração, moldados no concreto e em alvenaria, que já dá uma carinha mais especial no espaço! O ideal é: quando você solicitar um projeto de Arquitetura de Interiores, sinalizar ao Arquiteto que você quer algum elemento com plantas na decoração para que ele considere e dê uma solução para o seu caso, já incorporada no projeto, com o espaço que você possui proporcionalmente.
Também, temos as opções de adaptação de espaço existente, sem que sejam necessárias obras de grande porte nem nada relacionado. Diversas marcas já disponibilizam vasos prontos com diversas combinações para seu ambiente ficar mais verde! Muitos disponibilizam módulos prontos que, se agrupados, dão uma combinação bacana e permitem que você faça o seu próprio desenho!
Em outros casos, se você quiser uma composição que venha pronta só para instalação, existem diversas alternativas… Até eu fiquei tentado a adquirir uma delas para minha casa!
E, também se você é um dos adeptos ao Faça Você Mesmo, existem diversas alternativas para a criação de peças para ambientes de decoração. Comprando telas de ferro, reaproveitando pallets ou reutilizando materiais que já possuímos, podemos criar diversas composições que dão uma nova cara a qualquer espaço, independentemente do tamanho! É uma boa solução, também, para quem planeja ter a sua própria horta.
Mas, Eduardo, eu moro em apartamento e queria fazer uma grande decoração com plantas… E não tenho espaço suficiente! O que fazer? Calma, calma, que tudo tem solução! Em muitos casos, integrar a vegetação com o mobiliário, e aproveitar o local criado para o verde aparecer, pode ser um grande coringa para o seu espaço!
E se, também, você quer que a vegetação se aproprie mais do seu espaço, você pode reservar uma parede especialmente para esse uso, deixando-a como destaque principal… Podendo ser em uma estrutura de madeira, metálica, até se incorporando com algum tipo de mobiliário, otimizando o seu espaço!
E, também, se você não é muito adepto (a) ao uso em paredes, mas gosta de vasos soltos ou de decoração com personalidade, ai vão algumas dicas!
Os vasos verticais são uma ótima opção para concentrar as suas plantinhas em um só lugar, sem perder a personalidade na decoração.
Uma outra opção muito utilizada (e que dá uma composição legal) são os terrários (que você pode fazê-los em casa!). Existem vários tutoriais na internet de como criar um, que pode ficar a sua cara. O “pulo do gato” deste tipo de decoração é que ele pode ter o tamanho que você quiser, depende do tipo de planta que você gostaria de estar utilizando! Ele pode ser feito em grandes superfícies – vasos comuns de todos os tamanhos – e, até, em superfícies menores ou reutilizadas – bules de café em vidro, vidros pequenos ou aquele artefato diferente que você comprou para a sua decoração mas não sabe como usar!
Dá p/ ser feito em pequenas dimensões e colocar na sua mesa de trabalho – seja na empresa ou agora no seu home office!
Outra opção super legal são as plantas suspensas – sem vaso! As chamadas kokedamas, são plantas moldadas em formato de bolinha que vem de uma tradição japonesa e são uma ótima alternativa para fugir da decoração tradicional. O mais divertido é que você pode fazer em casa, e deixar do jeito que quiser!
E aí, se animou para dar um upgrade na sua decoração com plantas – ou iniciar de vez?
Conta nos comentários!
Até a próxima pessoal, abraço!
Edu