Oi pessoal, tudo bom?
Hoje eu resolvi falar sobre uma tática que traz versatilidade e mais possibilidades na decoração, que é o uso do mobiliário solto. Essas peças trazem uma gama maior de composição e realocação nos ambientes. É um método eficaz para pessoas que costumam enjoar da decoração com o tempo, porque podemos reajustar o layout conforme a passagem dos anos e as mudanças no estilo de vida do morador, mesmo caso se aplica quando a decoração é para um imóvel alugado, pois estas peças podem ser carregadas e transportadas futuramente para um imóvel próprio e são itens que ficam anos na mesma família, eu gosto muito de utilizar peças assim.
Apesar de um projeto ser composto por inúmeros detalhes que devem ser pensados exclusivamente e até mesmo sob medida, como a marcenaria, revestimentos e iluminação, por exemplo, um mobiliário solto bem adotado, sempre traz identidade à composição, pois podem ser peças diferentes, com cores, materiais ou texturas inusitados. Podemos usar uma armário chinês dentro de um decor mais clássico, podemos utilizar cristaleiras de ferro e dar um toque industrial numa composição mais minimalista e assim por diante.
Uma dica para compor um projeto focando em móveis soltos e atentar para as dimensões, o ideal é que eles tenham a mesma profundidade, altura ou acabamentos. Por exemplo este apartamento abaixo, o arquiteto utilizou a composição de duas estantes na sala de jantar, mas ambas tem a mesma altura. Quando for alocar móveis soltos comprados separadamente um ao lado do outro, é importante notar se eles ” se encaixam”, porque a diferença entre eles pode evidenciar que eles não foram feitos um para o outro.
Essa decoração é muito utilizada em outros países, que não tem o costume da marcenaria sob medida em todos os ambientes, normalmente o espaço mais planejado das casas e apartamentos é a cozinha e no restante é mais comumente utilizado peças soltas, por isso essa decoração remete a um estilo mais europeu. Nota-se este estilo neste decorado do Edifício Piet Mondrian, localizado em Curitiba e projetado pelo arquiteto italiano Fabio Fantolino. Ele utilizou peças soltas e mobiliário de design importado, deixando o ambiente bem leve e clean.
Nós aqui amamos!! E vcs?
Um beijo!
Cami