Site Overlay

Brincadeiras de Criança e a Arquitetura

Olá pessoal, como vocês estão? Espero que bem, depois dessa semana que teve até um feriado!

Pegando o gancho com esse dia das crianças que passou, queria fazer uma pergunta para vocês: na sua infância, vocês brincaram de algo que se relacionasse a Arquitetura? Eu aposto que sim!

Mas Edu, como assim? Arquitetura nas brincadeiras?

Isso mesmo! Desde um jogo físico e, até nos dias atuais, jogos com aplicativos e softwares, as pessoas ficam relativamente bem próximas da arquitetura nas brincadeiras e nem se atentam a isso. Mas hoje, nesse blog, vim falar para vocês um pouco mais das brincadeiras e brinquedos que muitos de nós tivemos muito contato na infância – ou nem tanto assim!

Imagem 01: Jogo The Sims 04 – Modo de construção de Casas. Fonte: Tais Carvalho por techtudo.com.br

Quando eu era pequeno, adorava brincar de cabana, de forte, de escritório, castelo, entre outras brincadeiras que me dão muita nostalgia só de lembrar. Muitas dessas brincadeiras, além de serem relacionadas com a imaginação pura, também podem nos lembrar muito de tipos de Arquitetura  e espaços que se relacionam a ela. Quem nunca ouviu uma criança falar “venha no meu escritório” se está brincando de algo relacionado a profissão? Eu particularmente usei bastante em minhas brincadeiras!

Imagem 02: Brincadeira infantil de “Cabana” feita com lençóis, suportes e almofadas. Fonte: Tais Carvalho por techtudo.com.br

Outro brinquedo muito popular na infância de muitos foram os jogos de tabuleiro. Dentro da arquitetura, querendo ou não, o mercado imobiliário influencia muito no projeto e na sua concepção e, também, como as pessoas podem lucrar ou não dentro dele. Qual jogo vocês lembram de cara que é sobre esse assunto? Tenho certeza que você lembrou logo de Banco Imobiliário ou Monopoly! Se você nunca teve contato com esse tipo de jogo, dentro dele basicamente você compra títulos de propriedades, e depois de completar a compra de um grupo de determinada cor, você pode construir casas, e hotéis e, a cada vez  que outro participante cai na sua propriedade, tem que pagar uma quantia (o que se assemelha muito com a ideia de aluguel).

Imagem 03: Jogo banco imobiliário. Fonte: pontofrio.com.br

Outra brincadeira que é o sonho de muitos – mas a realização de poucos – é a famosa Casa na Árvore! Quem nunca quis ter seu clube secreto e particular, em cima de uma árvore, onde poderia chamar seus amigos e amigas e brincar das mais diversas formas? Um sonho com grande influência de filmes estrangeiros nessa temática, que colocou esse sonho para diversas crianças.  Tenho o palpite de que, nos tempos atuais em que vivemos, onde a maioria das pessoas está migrando para os apartamentos, as crianças estão ainda mais querendo esse espaço diferenciado e o contato maior com a natureza (tirando a parte em que cada vez mais as crianças estão preferindo os jogos digitais – mas isso é assunto p/ outro blog). Confesso que ainda quero projetar uma casa na árvore – quem sabe em breve, não é mesmo?!

Imagem 04: Tipologia de Casa na Árvore para Crianças. Fonte: blog.casashow.com.br (imagem esquerda) e entendaantes.com.br (imagem direita)

Fora todas estas brincadeiras, acredito que os jogos de peças de encaixar / montar e os empilháveis foram e ainda são o alvo da imaginação de muitas crianças, onde ajudam muito no desenvolvimento do pensamento crítico, raciocínio e criatividade. Um deles é o jogo de blocos de madeira, que vem em diversos tamanhos e formatos, onde eles podem se tornar a construção que a sua imaginação quiser – e tem disponibilidade em vários formatos, cores e acabamentos no mercado.

Imagem 05: Jogo de Blocos para Construção em Madeira. Fonte: pt.dhgate.com/

Independente da brincadeira, relacionada a Arquitetura ou não, a infância é uma fase que nos deixa muita saudade! O importante de brincadeiras como essas é que elas desenvolvem a imaginação, a tolerância com outras pessoas, o senso crítico e muitas outras características bem positivas, muitas delas apreciadas e utilizadas no ramo de Arquitetura –  e em muitos outros!

Mas me conta, você brincou de alguma dessas brincadeiras que comentei quando era criança? Ou brinca hoje em dia com as crianças que fazem parte da sua vida? Tem alguma brincadeira que não citei que fez parte da sua infância? Deixa ai nos comentários!

Muito obrigado e até a próxima pessoal!

Abraço,

Eduardo Bresan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *