Site Overlay

BBB – O Reality Show da Casa Cenográfica

Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês?

Um feliz ano novo a todos! Espero que todos tenham um ano muito produtivo e de sucesso!

A quarentena continua conosco (até a vacina chegar, e seguimos na esperança da volta segura ao “normal”) e, nesses últimos tempos, eu tenho percebido que tem crescido muito o consumo de séries, filmes, talk shows e, é claro, os reality shows. Eu sou uma pessoa que não acompanha muito de perto os reality shows, mas o que sempre me deixa curioso são os cenários onde eles acontecem – e como esses cenários são feitos!

Quarto “Selva” – BBB12. Fonte: Rose Lima & Fritz Zehnle

Um deles – arrisco dizer que o mais conhecido de todos no nosso país – é o BBB (Big Brother Brasil), que acontece já a 21 edições na emissora de TV aberta Rede Globo. Uma das casas mais vigiadas do país por alguns meses no ano, a cada edição se supera em seu design  que não tem nada de comum, comparando com as casas convencionais que fazemos corriqueiramente em nossos projetos – e é isso que deixa o ambiente interessante de se analisar!

Sala estar – BBB12. Fonte: Rose Lima & Fritz Zehnle

É um reality que mistura muitas coisas ao mesmo tempo: provas físicas, relações sociais, “tabus”, atividades cotidianas, lazer e, acima de tudo, a relação dos participantes com a “casa” em si.

Sala de Estar – BBB21. Foto: Fabio Rocha. Fonte: Pop Line

A casa, que a cada edição recebe diferentes grupos de pessoas, acompanha essa evolução com diferentes decorações e cenografias. Um dos desafios, segundo relatos de entrevistas feito aos cenografistas da emissora, é que os ambientes são feitos genericamente, mas sem perder a personalidade – porque, neste caso em específico do programa, os projetos que fazem são para pessoas que eles nem conhecem. Nos projetos convencionais, nós profissionais já conhecemos nossos clientes, suas rotinas e preferências, o que é o parâmetro que nos baliza criativamente nos projetos.

Cozinha temática – BBB18. Fonte: Gshow Globo.com

Por não ser uma casa para o dia a dia, o design pensado para os espaços não leva muito em consideração algumas premissas para espaços aconchegantes como, por exemplo: decorações mais leves em áreas de descanso, luzes com cor mais quente (amarelada) em ambientes de repouso reservados e sociais de longa permanência, entre outros fatores. Essas premissas influenciam muito na hora que nós arquitetos estamos fazendo projetos mais específicos para os clientes – como o de uma casa “convencional” por assim dizer.

Quarto de tema “tatuagem” – BBB10. Fonte: Gshow Globo.com

Um exemplo disso foi um quarto do BBB17, que teve uma paleta escura, sendo a cor preta predominante no espaço, onde o artista Juarez Machado quis trazer uma aura de cemitério para o ambiente, buscando provocar sentimentos nos participantes – segundo matéria publicada no Gshow. Você já parou p/ pensar como a cor influencia na sua atitude / sensações em um espaço?

Quarto Gótico – BBB17. Foto: Artur Meninea. Fonte: Gshow Globo.com

Alguns excessos encontrados nos ambientes, bem mais “pesados” do que em casas convencionais, são mais comuns em ambientes mais comerciais, como em lojas temáticas encontradas em shoppings e locais mais voltados ao consumo (para prender a atenção dos consumidores!).

Sala BBB20. Foto: Victor Pollak. Fonte: Gshow Globo.com

Também, um ponto marcante é o excesso de cores e objetos de decoração. Independente da nossa opinião e gostos pessoais, uma das estratégias desse exagero é justamente chamar a atenção, além de criar ambientes que mexam com o psicológico dos participantes – de uma forma que beneficie a audiência do programa, é claro.

Cozinha Pink – BBB12. Fonte: Blog I Love Pink

A utilização das cores, assunto que já falamos pelo nosso blog, influenciam muito na percepção dos espaços, e como as pessoas reagem a eles. Por ser um ambiente estritamente comercial (porque o BBB não deixa de ser um produto que trás um retorno para a emissora, que atrai a curiosidade das pessoas), as escolhas foram, com o passar do tempo, sendo mais e mais extravagantes, para atrair mais o público, causar sensações nos novos participantes e gerar muitos comentários sobre – o que é um marketing gratuito ótimo para o programa!

Cozinha Azul – BBB21. Foto: Fabio Rocha. Fonte: Pop Line

Apesar de todo o contexto do programa, que divide opiniões, os cenários são uma aula de cenografia, e mostram muitos conceitos que são bem aplicáveis em outras áreas que usam muito de cenografia (como novelas, séries e afins):

– Os ambientes tem que dar a possibilidade da câmera gravar perfeitamente, sem interferência, e com um grande ângulo visual (sem muitos objetos altos e que barrem luz ou o campo de visão);

– O formato e direção das paredes também influencia, onde uma parede que esteja inclinada pode dar uma sensação de amplitude na gravação;

– A iluminação influencia muito, tanto para as gravações quanto para a interação dos participantes;

Entre outros muuuitos fatores que conseguimos ver se formos analisar mais a fundo esses tópicos!

Área Externa – BBB21. Foto: Fabio Rocha. Fonte: Pop Line

Mesmo não acompanhando fielmente todo o reality, eu adoro analisar e ver como a criatividade dos cenografistas sempre alcança novos patamares a cada edição!

E você, já tinha pensado dessa forma sobre o BBB? Quer que eu faça uma análise sobre outros programas ou temas? Deixa nos comentários que eu vou adorar saber!

Até a próxima pessoal, um abraço!

Eduardo Bresan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *