O que vem a sua mente quando você pensa em Cenografia? Cenografia, segundo definição do site Dicio, consiste em “a própria ambientação cênica projetada pelo cenógrafo” ou, também, no teatro, sendo a “Arte de projetar cenários para peças”. Mas, atualmente, já atingiu outros patamares.
A cenografia, em si, está presente ao nosso redor em todos os setores da vida. Seja por trás da propaganda que vemos na televisão e redes sociais, seja nos cenários de novelas e seriados e, principalmente, em peças teatrais e musicais já muito conhecidos e presentes no nosso cotidiano – onde, aliás, foi um dos setores que mais se utilizou das técnicas e divulgou essa área tão divertida e importante de trabalho. Mas, felizmente, não para por ai não!
A cenografia abrange, também, o design e planejamento de eventos, festivais, concertos, shows, vitrines, stands de feiras, entre outros formatos!
Mas, sendo assim, onde então a área de Arquitetura se encaixa nesses parâmetros?
Arquitetura + Cenografia = Criatividade Pura!
Cada vez mais, Arquitetos vêm trabalhando com a Cenografia, desde espaços comerciais – como vitrines e ambientação de lojas, do planejamento de inserção da identidade visual das marcas no espaço – como ocorre em cafés temáticos, restaurantes, entre outros, em stands de feiras temporárias – onde, em muitos casos, o primeiro contato visual é o que tem que cativar o visitante e convidá-lo a conhecer o espaço. Ou seja, dentro da prática de Arquitetura de Interiores Comercial, utiliza-se muito da cenografia para criar um espaço convidativo e atraente ao público – e, também, às equipes que representam as mesmas e irão trabalhar boa parte do tempo no espaço.
A partir deste pensamento, entre as empresas que se interessam por estes materiais temos desde as grandes e conhecidas empresas no mercado – como, por exemplo, a Coca-Cola, Mcdonald’s, entre outras – como, também, pequenas empresas e startups iniciantes e as de sucesso, como o Youtube, que vem buscando se consolidar no seu setor de atuação, reforçando a identidade visual e, em muitos casos, incluindo valores da companhia no espaço, seja por promover um ambiente mais inclusivo, permitir a entrada de bichos de estimação ao espaço, entre outras possibilidades.
Com todas essas alternativas agregadas citadas, a Arquitetura de Interiores aliada a cenografia pode trazer resultados impressionantes e expressivos na rentabilidade no negócio, transformando os espaços ou apresentando a marca ao público em geral de uma forma criativa, nova e alinhada com os objetivos e metas a longo prazo do cliente.
Youtube Space Rio
Um dos casos mais criativos é o da Sede Youtube Space Rio, elaborado pelos escritórios RRA + Todos Arquitetura, onde o objetivo principal foi criar um espaço para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades dos “Youtubers”, como são chamadas as pessoas que trabalham com a plataforma, criando espaços divertidos e funcionais, sendo equipados para gravação de vídeos, workshops, reuniões e demais atividades, também incluindo muitos espaços de descompressão e interação. Bem legal, né?
Resorts Disney Pixar
Em outro ramo, a Disney Pixar, uma das mais reconhecidas empresas com foco em entretenimento, não mede esforços para proporcionar aos visitantes a melhor experiência possível. Seja em tratamento ao cliente, realizando suas fantasias infantis mais puras, por meio dos parques temáticos, dos shows e, até, em seus hotéis temáticos, que utilizaram uma alternativa cenográfica interessante que vou comentar por aqui.
Sabia que os hotéis com quartos temáticos não foram sempre assim? Inicialmente, os hotéis só tinham uma temática mais externa, e nas áreas de lazer, com seus quartos convencionais. Com o tempo, os visitantes foram reclamando das longas distâncias que tinham que ser percorridas de alguns dos Resorts pertencentes ao Grupo Disney até os parques. A alternativa que foi utilizada foi tematizar os quartos, o que diminuiu as reclamações e ainda fez com que fossem mais procurados e com preço elevado, quem diria!
Esse é um exemplo bem notável de como a Arquitetura Cenográfica trouxe as características de uma marca tão conhecida à realidade, dando vida a um simples quarto de hotel, alinhado com os ideais e representando muito bem a empresa que fazem parte – e, o mais importante, trazendo mais visitantes e lucro!
Skelt Cosmetics e Creamy Skincare
Outro bom exemplo onde esse pensamento foi aplicado foi no projeto da nova sede das empresas Skelt Cosmetics e Creamy Skincare, na cidade de Curitiba, Paraná, realizado pelo nosso escritório, onde o projeto foi pensado para alinhar os conceitos das duas marcas na área da recepção e da Sala de Reuniões.
Na recepção da empresa, foi utilizado metade do conceito do espaço para cada uma das marcas. Em uma das partes, englobando a área propriamente dita de recepção, foram utilizados tons de laca e iluminação que remetem à sensação de bronzeamento, inspiração na linha de auto bronzeamento oferecida pela marca, e dá uma sensação gostosa ao espaço, já que este ambiente não possui janelas próximas.
Na segunda repartição, foi criado um ambiente “instagramável”, para tirar fotos no local e divulgar a marca nas redes sociais – onde a mais utilizada da vez é o Instagram, e esse espaço representa a marca Creamy Skincare e seus produtos de cuidados com a pele, utilizando cores que remetem à marca.
Passando pela recepção e indo a sala de reuniões, também projetada pelo nosso escritório, foram utilizados os mesmos elementos para apresentação das marcas: a presente iluminação que remete à sensação de bronzeamento, vindas da marca Skelt Cosmetics, e as cores vibrantes que se baseiam nos elementos das embalagens chamativas, presentes na marca Creamy Skincare.
O uso de mobiliário mais despojado e, também, com design mais lúdico, faz com que ambos os espaços tenham mais personalidade e que a Cenografia, aliada com a Arquitetura de Interiores, tenham trazido as características de ambas as marcas ao espaço, em formato perceptível e, ao mesmo tempo, inovador.
E aí, conta para gente qual lugar que você conheceu pelo mundo que você teve uma experiência que te marcou para sempre.
E, como diria Walt Disney, “Os sonhos existem para tornarem-se realidade”, e a Arquitetura Cenográfica está aí para dar aquele empurrãozinho criativo.
Até a próxima! Um grande braço!
Eduardo