Site Overlay

A tendência do Novo Morar

Hoje eu vim escrever como arquiteta e como boa observadora que sou. Não trago dados, nem estudos, apenas uma opinião pessoal baseada em números do nosso escritório. Nós sempre tivemos clientes de todos os nichos, porque fazemos tanto Projeto de Interiores, como Projeto Arquitetônico, e entre eles sempre houve uma prevalência maior de projetos de interiores. Apesar de termos muitos projetos de Edifícios, a decoração sempre tomou maior tempo do nosso trabalho.

Mas estamos vendo uma mudança grande e rápida nas últimas semanas. Muitos clientes nos procuraram para projetar suas casas e/ou ajudar na escolha de terrenos. Ouso falar que esta pandemia trará mudanças grandes no estilo de morar e que veremos novos estilos de construção. Esta nova tendência provavelmente criará uma nova fase na Arquitetura e nós como profissionais precisamos estar atentos a estas mudanças.

Residência GP. Projeto de Paisagismo e Reforma: RK Arquitetos. Foto: Rodrigo Ramirez

A arquitetura surgiu como forma de abrigo para o homem e nos tempos atuais temos ainda mais forte essa necessidade de segurança, por isso nós nos fechamos, nos protegemos em nossas casas, com muros, grades, paredes fechadas com o máximo de privacidade. Mas vejo agora uma tendência em querer derrubar esses muros, sair do espaço fechado e participar mais da natureza. Todos querendo ter jardim, grama, espaço livre. Se pensávamos que o futuro da moradia eram micro apartamentos, com tudo muito enxuto e tecnológico, com móveis pequenos e embutidos, sem serviços básicos, como lavanderia, acredito que vamos presenciar uma mudança de padrão muito rápida. Ninguém mais quer ficar preso em espaços pequenos, visto que nossas casas podem continuar nos salvando e abrigando de perigos no futuro. Quem pode quer ter grama e espaço aberto para respirar ar puro e pisar na terra, sem depender dos espaços públicos. E todos querem ter seus serviços essenciais privados, sem depender de áreas comuns dos prédios.

Residência LM. Projeto: RK Arquitetos. Foto: Rodrigo Ramirez

Em relação aos edifícios e futuro dos apartamentos, eu aposto no conceito de casas elevadas, onde cada andar do edifício tem autonomia para diferentes configurações e cada morador terá uma ampla varanda ou terraço para chamar de seu quintal.

Isso não necessariamente remete ao luxo ou moradias caras. Mas sim a um retorno da vida no campo, uma fuga das grandes cidades. Se não podemos nos mudar, se nosso trabalho e nossa vida nos mantem nos centros urbanos, então vamos atualizar nossos conceitos de moradia e tentar criar espaços abertos dentro de nossos lares. E quando não existe a possibilidade, vira um desafio para nós profissionais da área. Trazer um pouco do verde para dentro, mesmo com pouco espaço. E para isso temos vários textos e dicas aqui mesmo no nosso blog, leiam e reparem que o conteúdo tem sido recorrente, não à toa, é porque recebemos essa demanda de nossos clientes.

Apartamento MH. Projeto: RK Arquitetos. Foto: Rodrigo Ramirez

E você, mora em casa ou apartamento? Se pudesse escolher, moraria em qual dos dois e por que? Conta aqui embaixo pra gente!

Um beijo e até a próxima!
Cami

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *