Oi pessoal, tudo bom? Hoje o assunto é um tema que eu amo: Projetar Cozinhas.
Amo, porque é o ambiente que eu mais frequento em minha casa, por isso sei que deve ser bem planejado e esta área merece uma atenção especial para que a preocupação com a estética não atrapalhe a funcionalidade. Por isso vou dividir algumas dicas e opções de organização.
Quando começo o desenho do layout, penso no conceito do triângulo, os principais elementos devem compor um triângulo e de preferência não estar muito distantes um do outro. Estes elementos são: a pia, a geladeira e o fogão. Lógico que nem sempre é possível, mas quando a cozinha permite só esta disposição já facilita na rotina diária. Como podem ver um exemplo abaixo, o conjunto de geladeira + torre de fornos forma um triângulo com a cuba, que está abaixo da janela e o cooktop do lado esquerdo da foto, abaixo do depurador.
Uma boa opção de organização é abusar de corrediças, sendo em gavetas ou deslizantes, tudo que puder ajudar e evitar o trabalho de ficar se abaixando. Por isso usamos muito gavetões para panelas, embaixo do cooktop ou da cuba. Porta temperos deslizantes também são bem-vindos e a melhor de todas eu considero o despenseiro com corrediças, desta maneira conseguimos otimizar até pequenos espaços. Vou mostrar algumas fotos abaixo.
A ideia é abrir, puxar e embutir tudo o que puder, deixando todos os itens importantes visíveis e de fácil acesso, tanto quanto deixando o tampo livre para o trabalho. Para quem tem pouco espaço e não gosta da ideia de lixeiras aparentes, também conseguimos embutir, tanto a lixeira orgânica, quanto a reciclável. Pode ser de inox no tampo ou como gavetas, como ficar melhor na rotina de cada casa. O mesmo vale para o escorredor de louças, que pode virar uma calha úmida.
Outro fator importante são os eletrodomésticos, estes devem ser escolhidos antes mesmo de começarmos a projetar, para que consideremos as dimensões exatas, inclusive este é outro tópico: dimensões. É preciso estar atento as proporções, uma cozinha pequena não comporta um refrigerador Side by Side ou 3 opções de fornos, portanto tenha em mente que algumas expectativas podem parecer bonitas, mas não serão funcionais no dia a dia. Mesma situação se aplica aos materiais, se for uma cozinha muito utilizada, não indico o mármore e nem a laca nos móveis.
E por último, a dica é personalização, pense na sua rotina, no seu modo de trabalhar, como você gosta de cozinhar, lavar a louça, se quer a pia embaixo da janela, se prefere coifa ou depurador e até mesmo suas características físicas, como sua altura. A bancada padrão termina a 90 cm do piso, mas para pessoas altas consideramos sempre a bancada com 95 ou até mesmo 1 metro, isso diminui dores nas costas na hora de passar tempo a mais no fogão ou na pia.
Resumindo cada caso é um caso e o ideal é ter um profissional para pensar em todos os detalhes, afinal a cozinha é o coração da casa e muitas de nossas memórias afetivas se passam nela, não é mesmo? Conta pra gente aqui nos comentários o que você mudaria na sua cozinha, se pudesse. Principalmente agora em época de pandemia, que estamos passando mais tempo dentro de casa, dá tempo de avaliar todos os prós e contras do nosso lar.
Um beijo e até a próxima!
Cami