Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês?
Um feliz ano novo a todos! Espero que todos tenham um ano muito produtivo e de sucesso!
A quarentena continua conosco (até a vacina chegar, e seguimos na esperança da volta segura ao “normal”) e, nesses últimos tempos, eu tenho percebido que tem crescido muito o consumo de séries, filmes, talk shows e, é claro, os reality shows. Eu sou uma pessoa que não acompanha muito de perto os reality shows, mas o que sempre me deixa curioso são os cenários onde eles acontecem – e como esses cenários são feitos!
Um deles – arrisco dizer que o mais conhecido de todos no nosso país – é o BBB (Big Brother Brasil), que acontece já a 21 edições na emissora de TV aberta Rede Globo. Uma das casas mais vigiadas do país por alguns meses no ano, a cada edição se supera em seu design que não tem nada de comum, comparando com as casas convencionais que fazemos corriqueiramente em nossos projetos – e é isso que deixa o ambiente interessante de se analisar!
É um reality que mistura muitas coisas ao mesmo tempo: provas físicas, relações sociais, “tabus”, atividades cotidianas, lazer e, acima de tudo, a relação dos participantes com a “casa” em si.
A casa, que a cada edição recebe diferentes grupos de pessoas, acompanha essa evolução com diferentes decorações e cenografias. Um dos desafios, segundo relatos de entrevistas feito aos cenografistas da emissora, é que os ambientes são feitos genericamente, mas sem perder a personalidade – porque, neste caso em específico do programa, os projetos que fazem são para pessoas que eles nem conhecem. Nos projetos convencionais, nós profissionais já conhecemos nossos clientes, suas rotinas e preferências, o que é o parâmetro que nos baliza criativamente nos projetos.
Por não ser uma casa para o dia a dia, o design pensado para os espaços não leva muito em consideração algumas premissas para espaços aconchegantes como, por exemplo: decorações mais leves em áreas de descanso, luzes com cor mais quente (amarelada) em ambientes de repouso reservados e sociais de longa permanência, entre outros fatores. Essas premissas influenciam muito na hora que nós arquitetos estamos fazendo projetos mais específicos para os clientes – como o de uma casa “convencional” por assim dizer.
Um exemplo disso foi um quarto do BBB17, que teve uma paleta escura, sendo a cor preta predominante no espaço, onde o artista Juarez Machado quis trazer uma aura de cemitério para o ambiente, buscando provocar sentimentos nos participantes – segundo matéria publicada no Gshow. Você já parou p/ pensar como a cor influencia na sua atitude / sensações em um espaço?
Alguns excessos encontrados nos ambientes, bem mais “pesados” do que em casas convencionais, são mais comuns em ambientes mais comerciais, como em lojas temáticas encontradas em shoppings e locais mais voltados ao consumo (para prender a atenção dos consumidores!).
Também, um ponto marcante é o excesso de cores e objetos de decoração. Independente da nossa opinião e gostos pessoais, uma das estratégias desse exagero é justamente chamar a atenção, além de criar ambientes que mexam com o psicológico dos participantes – de uma forma que beneficie a audiência do programa, é claro.
A utilização das cores, assunto que já falamos pelo nosso blog, influenciam muito na percepção dos espaços, e como as pessoas reagem a eles. Por ser um ambiente estritamente comercial (porque o BBB não deixa de ser um produto que trás um retorno para a emissora, que atrai a curiosidade das pessoas), as escolhas foram, com o passar do tempo, sendo mais e mais extravagantes, para atrair mais o público, causar sensações nos novos participantes e gerar muitos comentários sobre – o que é um marketing gratuito ótimo para o programa!
Apesar de todo o contexto do programa, que divide opiniões, os cenários são uma aula de cenografia, e mostram muitos conceitos que são bem aplicáveis em outras áreas que usam muito de cenografia (como novelas, séries e afins):
– Os ambientes tem que dar a possibilidade da câmera gravar perfeitamente, sem interferência, e com um grande ângulo visual (sem muitos objetos altos e que barrem luz ou o campo de visão);
– O formato e direção das paredes também influencia, onde uma parede que esteja inclinada pode dar uma sensação de amplitude na gravação;
– A iluminação influencia muito, tanto para as gravações quanto para a interação dos participantes;
Entre outros muuuitos fatores que conseguimos ver se formos analisar mais a fundo esses tópicos!
Mesmo não acompanhando fielmente todo o reality, eu adoro analisar e ver como a criatividade dos cenografistas sempre alcança novos patamares a cada edição!
E você, já tinha pensado dessa forma sobre o BBB? Quer que eu faça uma análise sobre outros programas ou temas? Deixa nos comentários que eu vou adorar saber!
Até a próxima pessoal, um abraço!
Eduardo Bresan