Olá, pessoal! Tudo bem?
Acho que para todos nós a nossa relação com o nosso lar mudou nos últimos tempos. A obrigação de termos ficado em casa por um certo tempo nos fez enxergar nossas casas de outra maneira. Muitos nem passavam muito tempo em casa, as vezes almoçavam e iam só para dormir. As vezes não olhávamos com tanta atenção para o nosso lar porque sempre estávamos ocupados indo e vindo. Mas hoje nossa casa se tornou nosso verdadeiro refúgio. É o lugar para onde nós podemos nos sentir seguros de fato. Por termos ficado tanto tempo em nossos lares sem planejamento, tivemos que encarar tudo aquilo que não estava de acordo dentro de casa. Surge então a ideia de uma reforma, uma limpeza, de organizar a casa, ou até trocar de lar, não é mesmo? O fato é que existem algumas maneiras de mudar o espaço com facilidade.
E uma delas é pintar a sua parede. Já tenho visto há um tempo algumas referências interessantes com ambientes transformados pela pintura. Você já viu também? Você consegue renovar todo o espaço só pintando uma parede ou ambiente. Esse serviço pode ser feito com profissionais e também por você mesmo. Especialmente agora na época que estamos vivendo, uma pintura pode cair bem em um espaço que precisa de uma mudança. É algo prático, durável, e caso você enjoe, fácil de remover. É só pintar de novo na cor que preferir. Hoje a pintura de uma parede vai muito além de escolher uma cor para uma das paredes de um ambiente, você consegue reinventar um espaço de diversas formas usando tinta. Os mais criativos são pinturas com formas geométricas, com meia parede pintada e há uma referência que eu irei mostrar abaixo em que o forro do apartamento foi pintado, algo bem diferente do usual. Também com a pintura você consegue demarcar ambientes, como por exemplo pintar toda a sala de jantar de laranja, inclusive o forro! A pintura também pode ser quadrada ou retangular, enquadrando algum espaço. Outra maneira interessante é pintar de forma irregular, deixando as pinceladas à mostra, um estilo mais boho.
Separei abaixo algumas referências que definitivamente foram transformadas pela tintura utilizada. Começando por esses três exemplos abaixo, onde a tinta segue nas paredes de forma usual, mas na primeira referência vemos a utilização da mesma tinta na bancada de marcenaria e nas prateleiras também, na segunda referência o forro também foi pintando dando ao projeto um aspecto de “caixa”. Na terceira, o tom utilizado é de um verde que segue em todas as paredes.
Nessa seleção de imagens abaixo, todas possuem as mesmas características: utilização de formas geométricas nas paredes. Uma ótima forma de transformar um ambiente!
Já nessas próximas três imagens a pintura é irregular, ainda sim demarcando uma altura, mas com as pinceladas visíveis. É bem artístico!
Para finalizar escolhi essa referência abaixo em que foi trabalhada a pintura do forro, bem fora do usual, né?
Eu gosto muito da ideia de brincar com cores nos ambientes, especialmente quando é algo que se enjoarmos é só remover ou substituir. E você? Me conta nos comentários se já mudou algo na sua casa nesses últimos meses!
Até logo!
Mariana Vaz de Oliveira
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigada