Olá pessoal, como vocês estão?
Quando eu viajo pelos lugares, como muitos arquitetos e viajantes curiosos, eu gosto de analisar as construções, não só os pontos turísticos, mas no todo das cidades, para ver a identidade daquele lugar, o contraste entre as construções novas e antigas… Enfim, no roteiro de uma viagem é uma coisa que gosto muito de fazer. Por isso, vim trazer uma reflexão sobre esse assunto!
Vocês já pararam p/ pensar qual o seu motivo de querer viajar ou ter viajado para alguns lugares?
Na maioria dos casos, a arquitetura tem um peso enorme nessa balança! Quem nunca já planejou viajar só para conhecer uma construção muito conhecida e icônica, como a Torre de Pisa?
A arquitetura, além de ser um ponto necessário para uma vida mais protegida e salubre, e girar em volta de muitos aspectos da nossa vida social, tem um papel muito importante na área turística, onde em muitos lugares é o fator principal que faz girar a economia! Por exemplo, na Espanha, o PIB (Produto Interno Bruto) do país chega a ser 11,1% gerado só com o turismo! (segundo dados da revista Forbes, publicados em 2018). Com certeza, muitos elementos turísticos tem grande peso nessa parcela, como a Basílica da Sagrada Família, muito conhecida por ainda estar em execução, e por ter sido projetada pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí.
Em uma aula que tive nos tempos de faculdade, em um momento uma professora nos questionou: “vocês já pararam para pensar como seria a Itália sem todas as construções preservadas que tanto atraem os turistas?”. Nesse momento, eu acreditei ser um questionamento super válido, porque nós estamos tão acostumados a nos lembrarmos dos lugares que, se as construções simplesmente “sumissem”, nós ficaríamos perdidos – e todo um grande elemento e chamariz de turismo ia embora também!
Claramente os elementos naturais também contribuem para que as pessoas realizem suas viagens como:
- Escaladas em montanhas;
- Visitar praias inusitadas;
- Presenciar fenômenos naturais inusitados como, por exemplo, a Aurora Boreal;
Entre outros diversos exemplos que podemos encontrar.
Além de serem pontos de visita, a arquitetura nos fornece muitos elementos para proporcionar a viagem mais hospitaleira, através dos hotéis, em diversas opções de preços, ou através da possibilidade de ficar na casa de uma pessoa local, tendo a experiência de viver mais perto da cultura nesse período!
Na minha opinião, a arquitetura e os elementos derivados dela são o formato mais curioso de viver na realidade e poder tentar imaginar como as pessoas viviam, e como eram os espaços e as cidades no passado.
Com toda essa possibilidade que podemos vivenciar, fica um questionamento: na arquitetura contemporânea atual, será que estamos perdendo a nossa identidade local de Arquitetura?
Na minha opinião, acredito que a arquitetura esteja se modificando e se moldando aos avanços da tecnologia e aos novos problemas que devem ser solucionados através dela, como por exemplo o acesso a moradia. Mas acredito que a essência de cada lugar nunca vai se perder, assim como sempre teremos esse contraste entre o antigo e o novo, o que deixa tudo bem mais nítido. Então, preservem a arquitetura tradicional das suas cidades!
Para te ajudar nestes momentos de pandemia, você pode visitar diversos locais por tours virtuais, onde fizemos um texto com dicas e links que você pode conferir clicando abaixo.
Independente se você trabalha com construção Civil ou não, viajar e conhecer novas culturas, novos jeitos de morar, se alimentar, se vestir e descobrir como é o convívio social de um novo lugar é sempre uma forma interessante de abrir os horizontes para o mundo!
E aí, você já viajou visando conhecer alguma obra arquitetônica? Ou já tinha parado para pensar que a arquitetura influencia muito as viagens e o turismo? Conta p/ a gente nos comentários!
Abraço e até a próxima!
Eduardo Bresan
Aqui está um link que me ajudou com dados do texto:
https://forbes.com.br/listas/2018/05/15-paises-onde-o-turismo-mais-impulsiona-a-economia/#foto15