Olá pessoal! Como vão?
Com as mudanças que um período de pandemia traz na vida de todos, adquirimos novos hábitos de higiene e alguns deles iremos levar para a vida. No início tudo parece muito extremo, mas aos poucos vamos nos adaptando e percebemos que certas atitudes podem nos trazer benefícios.
Um dos novos hábitos que muitos adotaram hoje é de tirar os sapatos para entrar em casa. Eu já havia entrado em lares antes que já deixavam os sapatos na entrada, mas apesar de querer muito ter feito isso há tempos, eu nunca encontrava uma hora certa para começar. Pois bem, com o novo normal encontrei me obrigando a adquirir este novo hábito e tenho adorado. Faz mais de cinco meses que coloquei um sapateiro no meu hall. Dizem que você precisa de no mínimo 21 dias fazendo algo constantemente para se habituar, e para mim não foi nada complicado. Eu mesma me acostumei a entrar em casa e já tirar os sapatos.
O Japão é um país conhecido por este hábito, os adeptos do Feng Shui deixam os sapatos na entrada para não levar energias negativas para dentro da casa. Também vi esse hábito presente na Alemanha. O interessante dessa prática, é que ela é visível a olho nu. Com certeza você já encontrou na sua casa alguma sujeira que se desprendeu do seu sapato enquanto passeava com seu calçado pela casa. Hoje eu percebo que meu chão está mais limpo do que antes ao adotar essa nova prática de deixar os sapatos no hall de entrada.
Pensando na higiene, é uma maneira de levar menos sujeira para dentro de casa. Tenho visto a diferença. Hoje já penso em jeitos diferentes em que poderíamos projetar o nosso hall de entrada, englobando um espaço para deixar nossos sapatos e eventualmente algum assento também. Acredito que essa possa ser uma mudança bem possível em termos de projeto de interiores de hall de entrada no Brasil.
Saindo um pouco do tema, talvez, mas adquirir novos hábitos através da informação em larga escala é algo que me deixa contente ao pensar na globalização que vivemos. É coletar hábitos que outras pessoas de diferentes culturas têm e inserir na sua vida. É informar também o seu hábito que pode fazer bem a outra pessoa. Se você parar para pensar, devido à situação atual hoje a maioria das pessoas deixam seus sapatos no hall de entrada, além de outros diferentes novos hábitos. Adotaram um protocolo que circulou pelo mundo todo. Então hoje eu em Curitiba removo meus sapatos na entrada, assim como algum morador de uma vila na Noruega, assim como alguém que mora em Singapura ou no Peru, por exemplo.
Pensando em todo esse tema, e como acredito que nosso exemplo de hall de entrada em interiores vai sofrer algumas mudanças em um futuro bem próximo, mostro abaixo alguns projetos que encontrei em minha pesquisa, desde ambientes com mobiliário solto até outros completamente detalhados e projetados para tal.
Hoje meu texto foi uma reflexão que há um tempo tenho feito. Muito obrigada por ter chegado até aqui!
Até a próxima,
Mariana Vaz de Oliveira