Oi pessoal! Tudo bom?!
Hoje vou trazer um tema diferente, o conceito da física quântica aplicada na arquitetura. A maioria de nós parou nos ensinamentos do colégio, ou seja na física clássica, porém a ciência evoluiu muito e hoje sabemos que as partículas também se comportam como ondas e que tudo é formado de energia! Somos todos iguais na essência, sem falar no conceito de emaranhamento quântico, quando duas partículas interagem uma com a outra e continuam conectadas mesmo depois de separadas e a quilômetros de distância, mas esse não é o foco do texto e muito menos tenho a pretensão de escrever sobre o assunto, apenas frisar que nossa energia influencia o ambiente.
Nós como profissionais de arquitetura já vimos obras complexas e problemáticas do início ao fim e depois ficamos sabendo que os clientes estavam passando por problemas pessoais e fases difíceis da vida. Fazendo o caminho contrário agora, se nós influenciamos o ambiente e nosso entorno, estes também nos influenciam. Por isso pensei neste novo termo: Arquitetura Quântica (acho que nem existe isso ainda). O que seria isso?! Pensem no nosso campo vibracional como uma parede, vamos construindo essa energia aos poucos, até chegarmos no equilíbrio. A arquitetura seria o primeiro tijolinho desta parede, a base de um campo energético saudável.
Em minha opinião o espaço que habitamos é de suma importância em nossas vidas, se estiver bagunçado e repleto de coisas materiais paradas e sem uso, atrapalha a energia de fluir. Por este mesmo motivo vemos agora, durante a pandemia, muitas pessoas pensando em reformar, construir, se mudar. Porque estão em casa analisando e sentindo em seu campo vibracional toda a energia mais baixa do ambiente. Uma casa funcional, sem grandes exageros de informação, esteticamente agradável e planejada de acordo com as particularidades do usuário, é capaz de mudar a vida desta pessoa. A pessoa em questão corrige o primeiro tijolo da parede e segue para os demais.
Nossa profissão exige uma análise minuciosa de cada cliente, inclusive da energia aplicada em cada projeto, porque como disse anteriormente essa interação e troca energética é mútua, nós influenciamos e somos influenciados. Invista nesse cuidado primordial, sua casa, e veja as mudanças capazes de gerar em toda a sua vida. Um espaço harmônico traz leveza para seu dia a dia.
Fiquem bem! Um beijo e até a próxima!
Cami
Olá, Cami.
Sou arquiteta e professora de yoga (filosofia que se assemelha a física quântica por vários aspectos). Estou a fazer um doutorado em arquitetura e ainda hoje pensei neste tema para a pesquisa, pois liga uma pouco das minhas duas áreas de interesse. Quando joguei no google o seu post foi um dos primeiros resultados acerca desta conexão. Você poderia me passar o seu nome completo para que, eventualmente, possa cita-la na bibliografia?
Att
Oi Anna, que bom que gostou!!
Estou escrevendo mais sobre o assunto, por sinal.
É algo que me interessa muito, me adiciona nas redes sociais que conversamos mais sobre. Camila Kredens