Bom dia pessoal, como vocês estão? Espero que bem e sempre esperançosos nessa quarentena!
Hoje vim falar de um tema cada vez mais atual: as smart homes, ou casas inteligentes (e conectadas)! Agora que estamos mais em nossas casas, podemos até estar pensando em automatizar alguns serviços, para ter tempo de realizar outras atividades (ou, também, com a rotina mais agitada que todos estávamos mais habituados antes dessa pandemia!).
Quem um dia imaginou que o que víamos nos desenhos e filmes futuristas ia mesmo se tornar realidade, em um espaço tão curto de tempo… Como no desenho dos Jetsons por exemplo! Empregados robô, videoconferências e tantas referências mais que estão fazendo parte do nosso cotidiano (ainda mais nessa quarentena, em que a tecnologia está nos ajudando p/ caramba). E, também, quando o assunto é se exercitar ela está lá, nos ajudando a manter uma rotina mais saudável!
A automatização das casas e atividades está muito em destaque nos tempos atuais, ainda mais com o grande crescimento da tecnologia e, também, das alternativas mais acessíveis para quem quer ter um pouco desse mundo na sua casa pagando pouco!
Persianas automáticas, bancadas que aparecem nos móveis, acionamento do ar condicionado e iluminação por comando de voz são algumas das infinitas possibilidades que vem aparecendo ao longo dos anos!
Empresas como a Google e a Amazon já tem aparelhos para conectar nos dispositivos inteligentes e iniciar o processo de automatização da casa, com os seus assistentes pessoais de cada marca. Esses assistentes são mais acessíveis em questões de preço e, por comando de voz (ou aplicativos) dão uma possibilidade de acionamento de outros equipamentos conectados, criar lembretes, dar informações e/ou responder perguntas, entre outras atividades possíveis com esses equipamentos!
Mas, para começar esse processo, vem alguns equipamentos junto… Você tem que trocar interruptores, tomadas, e outros equipamentos para ter acesso pelo aplicativo do celular ou pelos comandos de voz… Porque os mesmos tem um tipo de conexão específico para comandos pelo Wi-fi! Legal né? Isso mostra que podemos trocar aos poucos as coisas, e poder experimentar cada vez mais essas tecnologias!
E, também, se você quer tecnologias nesse estilo mais baratas, tem alguns tipos de persianas e outros equipamentos automáticos que funcionam a pilha ou baterias, que podem ser encontrados no mercado! E, também, tem os materiais mais caros conhecidos, que são a automatização de persianas e janelas, portas, que o investimento é um pouco maior mas traz um ganho de tempo e comodidade no controle das coisas que é sensacional.
Como exemplo, temos este projeto do escritório em que utilizamos alguns componentes automatizados, nos equipamentos eletrônicos e persianas – juntamente com a arquitetura de interiores pensada para integrar a tecnologia ao todo do design!
Agora, cada um tem a possibilidade de ver o que se aplica ou não às suas necessidades, e poder entrar nesse novo estilo de se integrar com a tecnologia que cada vez mais ganha adeptos!
E aí, gostou do tema? Teria vontade de automatizar sua casa? Comente aqui em baixo!
Um abraço e até a próxima!
Edu