Olá pessoal!! Tudo bem?
Sabe uma tendência que vai aparecendo aos poucos na nossa vida, vamos vivendo, pequenas informações vão pipocando pelo caminho e você começa a coletar essas informações, tentando encaixá-las, tentando entender e achar um termo para isso? Faz um tempo que eu tenho mudado meu estilo de viver e sinto que tem afetado em todos os aspectos da minha vida. Depois de começar essas mudanças através de reflexões próprias, sem seguir nenhuma diretriz, mas parando para sentir as minhas necessidades no momento, eu descobri um termo que acredito que se encaixa com o que eu tenho vivenciado. Se chama Essencialismo. Aproveitando que este espaço aqui é um canal de comunicação sobre diversos assuntos dentro do mundo de arquitetura, hoje eu vim conversar com vocês sobre Essencialismo na arquitetura e interiores, mas antes quero explicar um pouco sobre o significado desse movimento.
Essencialismo é uma vertente do minimalismo (menos radical), que se trata sobre viver e consumir com qualidade e não com quantidade. Vem de uma filosofia onde você consome menos, mas muito melhor. É ter um propósito/significado em todas as coisas que você possui, e o que não tem valor, é algo que você pode dispensar da sua vida. Não é tão minimalista, com o tempo você vai aprendendo o que é essencial na sua vida e é um constante aprendizado, porque nós mudamos o tempo todo! Eu compreendi que estava seguindo este movimento quando me encontrei decorando minha casa somente com itens que tem um valor sentimental e escondendo todos os outros. Também ter me aliado ao consumo consciente foi algo que me despertou outros interesses. Esse movimento nos faz refletir nossas reais necessidades, e o mais interessante é que é um caminho incrível para nos conhecermos melhor!
Em arquitetura e interiores o Essencialismo é silencioso, mas está presente em muitos projetos. Utilização de poucos e bons móveis, com qualidade, conforto e duradouros. Projetos sem muitos adereços, mas aconchegantes. O ponto principal é o projeto verbalizar através da arquitetura a personalidade e a história do morador, pois o lar é o seu refúgio. E claro, colocar em prática o citado acima! Viver com qualidade, ter em seu projeto o que é essencial para você. Só você saberá nos dizer o que é essencial para ti. Esse momento em que estamos vivendo, passando muito mais tempo em casa, é perfeito para sentarmos e vermos o que é essencial na nossa vida, especialmente dentro de casa. Eu já descobri vários itens que não são necessários na minha vida, e você? Já descobriu algum? Me conta nos comentários!!
Pensando nesse conteúdo, selecionei algumas imagens de projetos do escritório cheios de personalidade. O Essencialismo varia de pessoa para pessoa, pois cada uma determina o que é essencial para ter em sua vida. Esses são projetos que sabemos que expressam o estilo de vida dos nossos clientes!
Cada um desses projetos conta a história dos nossos clientes! É visível a diferença entre eles, né? E adoramos expressar as suas personalidades através dos nossos projetos!
Pessoal, como estamos vivendo grandes mudanças ao redor do mundo e presenciado diversos movimentos diferentes, eu, Camila e Eduardo temos postado aqui no blog sobre essa mudança que temos visto no mundo e em arquitetura e interiores. Tem vários posts incríveis sobre diversos temas!! Recomendamos a leitura!
Um beijo,
Mariana Vaz de Oliveira