Site Overlay

Menos é demais!

Boa tarde pessoal! Vocês estão bem?

Nesta quarentena, eu acabei reparando que muitas pessoas começaram a dar um novo olhar para os seus lares… E alguns estão reformando, outros aproveitando melhor suas casas, e outros fazendo aquele desapego nos objetos! Revisitando alguns textos do nosso blog mesmo sobre decoração e estilo de vida (dá uma olhadinha depois se te interessar) me deu a inspiração para falar sobre esse assunto.

Conversando com uns amigos meus, eles me contaram que nessa quarentena repararam o quanto de coisas que tem e não utilizam… Desde decoração, até utensílios e roupas! Talvez vocês tenham reparado isso também, afinal, estamos em casa (uma parte de nós, claro!) mais tempo do que o usual, o que faz com que nós comecemos a reparar mais em nosso próprio cantinho!

Esse é um efeito bem comum, também, quando nós fazemos mudança, não é mesmo? De repente, tudo que se vê dentro de armários tem que estar em caixas e mais caixas, aí que tomamos a dimensão real de tudo que temos!

Com esse tema, venho te convidar para uma reflexão e para uma atividade: o detox caseiro!

Mas, Edu, o que seria isso?

Bom, seria basicamente você tirar um tempinho do seu dia para revisitar a sua casa (inteira, tá bom?) e começar a dar aquela separada em coisas que não te tem mais utilidade, ou estão guardadas e você nem usa (ou não dá mais o valor de antes). Esse é um exercício que eu faço sempre e é muito gratificante você saber que pode doar coisas que estão paradas na sua casa – ou até conseguir um dinheirinho extra com elas! Ou, até, pode renovar a sua decoração com objetos que você já tem! (mas não lembrava mais que existiam, porque estava em uma caixa no armário).

Imagem 01- Sala de Estar Contemporânea. Projeto: Estúdio Maria Santos | Por Casa Vogue. Fonte: https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2019/02/feng-shui-o-que-e-e-principais-dicas-para-harmonizar-energia-da-sua-casa.html

E você pode estar se perguntando: tá bom, mas o que isso tem a ver com decoração e afins? E, eu te digo: tudo!

Tem muito a ver com a teoria Feng Shui (que você já deve ter ouvido falar) que rege que muitas coisas podem auxiliar (ou prejudicar) nossa energia vital – e a da nossa casa! Em outro texto, vou abordar esse tema mais a fundo (podem me cobrar!). O acúmulo pode ser um dos fatores que te traz stress e más energias… Fica de olho nisso!

Então, aí vão algumas dicas para você usar na quarentena (e dar uma olhadinha especial para seu lar):

– Revisite aqueles livros e objetos que você encaixotou, ou esqueceu nos armários… Você tem alguma estima por eles? Eles dão uma composição legal de decoração? Eles têm alguma utilidade? Se a maioria das respostas for não, considere vender ou doar;

– E, falando mais diretamente dos seus utensílios: tem coisas repetidas por estima, mas acaba nem usando? Minha avó, até uns anos atrás, tinha 3 jogos para jantares completos! (sem brincadeira). Ela guardou porque foram presentes de casamento, mas nunca usou (ou sempre usava o mesmo). Pode ser até uma chance p/ você descartar, doar ou usar de vez os objetos que tem porque, talvez, “aquele dia especial” para usar seja hoje!

Imagem 02 – Sala Jantar | Apartamento JB. Projeto: RK Arquitetos. Fotografia: Rodrigo Ramirez

– Elementos quebrados, rasgados, furados: considere separar em dois grupos: conserto e descarte. Se eles estão guardados até hoje com esse fim de conserto, talvez você não utilize tanto assim…

– Se você for um colecionador, considere incorporar isso a sua decoração! Crie prateleiras, espaços visíveis para a contemplação… Isso traz um ar de novo a sua casa e tira o pesado de objetos acumulados em um canto só;

Imagem 03 – Circulação | Sala de Jantar. Apartamento MH Projeto: RK Arquitetos. Fotografia: Rodrigo Ramirez

– No geral, você pode selecionar em 4 grupos: manter, vender, doar e descartar (é uma sugestão, viu? Pode se ajustar caso a caso). Tudo que temos em casa tem alguma dessas características e, em muitos casos, não dá para se vender o que tem mais características para doação… O mesmo vale para o descarte.

Pelo menos para mim, que faço isso a cada mais ou menos dois meses, é um sentimento de libertação, quando eu consigo eliminar algumas coisas que parecem estar pesando o ambiente!

A decoração fica mais leve, a casa “respira” e você tem mais espaço criar boas memórias!

Imagem 04 – Sala Estar | Casa LM. Projeto: RK Arquitetos. Fotografia: Rodrigo Ramirez

E aí, se inspirou para fazer seu detox caseiro? Conta para nós nos comentários qual é o seu método pessoal!

Um abraço e até a próxima!

Edu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *