Tem algo que sempre me chama muita atenção quando vejo fotos de interiores: os objetos. Me emociona ver projetos onde você, olhando pela foto, consegue conhecer um pouco mais da personalidade do proprietário do ambiente. Acredito que na vida a gente consegue coletar memórias através de objetos. E para mim esse é o melhor tipo de decoração de todos! Tenho lido sobre decorar com alma e com calma há algum tempo e tenho refletido muito sobre o assunto. Gostaria de passar meu pensamento para vocês sobre duas coisas:
- Decore no seu tempo;
- Tenha consigo itens que tem valor sentimental.
A parte interessante de contratar o serviço de um arquiteto para projetar seu espaço, em termos de decoração, é o fato de que projetar e executar esse projeto leva um tempo que pode ser muito bem aproveitado. Esse processo gradual ajuda o cliente a entender melhor o que ele gosta na decoração, no que ele quer investir, seja em uma poltrona, em um quadro, em um objeto de design, algo que queira muito. Mesmo depois que o cliente se muda, nós observamos que a decoração ainda está em fase de desenvolvimento, o cliente está se adaptando ao novo espaço, aos poucos entendendo o que se encaixa em cada lugar.
Quando fazemos a produção de um espaço para fotos profissionais, costuma a ajudar muito os clientes a saber justamente o que eles gostam ou não através do nosso olhar sobre a decoração do projeto. É uma maneira que encontramos mostrar como ele seria finalizado, e podemos dizer que superamos as expectativas. Alguns clientes ficam com alguns itens, outros ficam com tudo!
Depois de 8 anos morando sozinha, já tive muitos vasos, objetos, livros e revistas decorando meu apartamento. Hoje tenho pouca coisa, mas tudo o que tenho significa algo para mim. E eu ainda me encontro decorando meu apartamento, porque hoje acredito que decorar é um processo que leva tempo e tudo bem! Para nós arquitetos pode ser que leve uma vida inteira, e tudo bem também! Para você existe uma meta final de decoração? Um momento que você vai olhar para a sua casa e concluir que ela está finalizada? O que você acha, no seu caso? Conta para mim nos comentários!
Quando eu entro hoje no meu apartamento, vejo aquele livro que comprei quando estudava na faculdade e hoje me traz lembranças boas. Mais à frente vejo uma concha que meu pai comprou em uma viagem especial e me deu. Na sala tem um quadro com a imagem de um lugar que é muito importante para mim. Atualmente não procuro decorar meu apartamento, não vou em lojas com o intuito de comprar itens para compor meu aparador ou estante, mas sim eu decoro com o que eu tenho disponível e com tempo. A cada ano aparece um objeto novo, despretensiosamente. O que quero dizer é que não precisamos ter que decorar tudo de uma vez. E tudo bem também se você comprar algo simplesmente porque gostou! Há pouco tempo atrás adquiri um vaso que era meu sonho ter. É um vaso apenas lindo, é de cristal, meu primeiro e único, que eu queria há muito tempo comprar.
A mensagem que eu quero passar é que eu espero que no final do dia você chegue na sua casa e encontre o seu lugar contando um pouco (ou muito) da sua história. É isso que eu desejo para todos vocês que estão lendo esse texto aqui! Que sua decoração seja uma extensão de você, assim como a roupa que você usa no seu corpo. Que as pessoas que vão na sua casa consigam saber mais sobre você conhecendo o seu espaço. E que você se sinta pertencente na sua casa, que seja seu verdadeiro porto seguro!
Um beijo,
Mariana Vaz de Oliveira
Excelente visão sobre decoração!!! Eu amei!! Parabéns de verdade pela postagem, consumo consciente!
Muito obrigada!!! Fico feliz que gostou! Um grande beijo!